segunda-feira, 28 de abril de 2008

Trofa: Centro de Dia inaugurado só abre em Julho

O primeiro centro de dia da freguesia trofense de S. Romão do Coronado, que terá capacidade para prestar apoio a 39 idosos, foi inaugurado ontem à tarde, mas só deverá começar a funcionar no início de Julho, conforme adiantou, ao JN, o presidente da Junta. Guilherme Ramos justificou o hiato temporal entre a inauguração e a abertura ao público com o atraso no cumprimento das burocracias necessárias para selar o acordo de cooperação com a Segurança Social, de forma a poder integrar o equipamento na rede das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Erguido pela Associação de Solidariedade Social do Coronado (ASCOR), o edifício é constituído por salas para ateliês, bar, enfermaria, cabeleireiro, quartos de descanso, salão polivalente e ginásio. O projecto representa um investimento de 500 mil euros, sendo que a Câmara Municipal da Trofa comparticipou 30% desse valor.

"O restante foi conseguido através dos órgãos sociais da ASCOR, a partir da organização e participação em vários eventos", explicou o autarca e também presidente daquela associação.

"Para funcionar em pleno, o centro de dia necessitará de dois técnicos, sete ou oito funcionários e de oito a nove mil euros por mês", revelou Guilherme Ramos, lembrando que a sala de convívio, valência com que a ASCOR foi colmatando, desde o início de 2003, a falta daquele equipamento, "nunca foi apoiada pela Segurança Social".

Fundada em Julho de 2002, a Associação de Solidariedade Social do Coronado presta ainda apoio às famílias e fornece, há três anos, géneros alimentares a 60 agregados carenciados da freguesia.

Fonte: Jornal de Notícias (27.04.2008)

Caros colegas e amigos, já que a instituição vai precisar de contratar técnicos, aproveitem e mandem os vossos currículos para lá...

Associação de Solidariedade Social do Coronado
Rua Dr. Délio Santarém Bl. 11, r/c Dt.º
4745 -561 S. Romão do Coronado

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem parece que é pena só ter acabado o curso de Educação Social em Julho. De qualquer forma enviar CV é sempre bom. Quem sabe se não abre uma vaguinha. Já agora alguma dica de por onde começar a procurar para uma recém licenciada na mesma àrea que voce? Obrigada

Susana Pires disse...

Olá colega...
O melhor que pode fazer agora no início, é fazer um levantamento de instituições e associações da sua zona ou de onde gostaria de trabalhar. Depois pesquisa as moradas e envia candidaturas espontâneas (envia uma pequena carta de apresentação e anexa o CV)...
E também convêm que esteja atenta aos sites de ofertas de emprego...
De resto é ter muita paciência e força de vontade... Não desanime e vá à luta...

Saudações Sociais

Jamaf disse...

Olá Susana,Gostei do teu blog.
Eu sou o Joaquim Felix, e posso ser um futuro educador social, pois vou fazer o exame de ingresso na quarta feira dia 29 pelas 18hrs na Upt.
Gostaria da tua opinião quanto a duas questões;
1ª Tomando como referencia o código deontológico do educador social comente criticamente estes dois pontos;
!º- Responsabilidade; Artigo 7º. O Técnico Superior de educação Social que incide no acompanhamento dos sujeitos de educação, deve ser objectivo e prudente, quer na passagem de informações a outros colegas no que concerne a relatórios psicopdagógicos e sociais ( que se revistam da necessidade de garantir a confidencialidade ).

2ºRelação com os sujeitos de educação: Artigo 20ª
O Técnico Superior de educação social deve informar os sujeitos de educação dos apoios, serviços ou acompanhamento socioeducativo a prestar-lhe, definindo bem os seus objectivos,a fim de que os mesmos possam tornar-se autores da sua auto-formação, esclarecendo-os, ainda,sobre os eventuais prejuízos da não cooperação ou do seu envolvimento pró activo.

O meu endereço electrónico é : joefelix@live.com.pt
Fico esperando a tua resposta pois acredita que é bastante importante para mim.
Obrigado por te ter conhecido e tenho a certeza de que vamos trocar muitas ideias.
Cumprimentos Joaquim Felix