domingo, 27 de julho de 2008

Tese de Mestrado: Ajudantes de Lares de Idosos, nas IPSS em Portugal

Resumo das conclusões da tese de mestrado sobre as "Ajudantes de Lares de Idosos, nas IPSS em Portugal", da autoria de Luis Jacob, defendida no ISCTE, em 2004. Nesta tese é feita a caracterização das funcionárias que cuidam dos idosos.
Mais informações em http://www.socialgest.pt

Desde o início tivemos a noção da dificuldade que o presente trabalho colocaria, sobretudo devido à pouca investigação realizada sobre formação em gerontologia. Concluímos que em relação às Ajudantes de Lar (perto de 20.000 nas IPSS):

1 - Todos, dirigentes e trabalhadoras, são unânimes em considerar que o pessoal existente tem pouca formação e que é urgente e fundamental existir mais formação profissional.

2 - Unânime foi igualmente a constatação que o serviço de apoio aos idosos é difícil, mal remunerado (média mensal de 400€) e tem uma imagem social pouco dignificante.

3 - Este emprego só deve ser desempenhado por quem tenha vocação e goste dos idosos.

4 - A tendência é para aumentar a procura por estes serviços (5% anualmente), fruto do aumento demográfico dos idosos (16.4% da actual população) e da menor capacidade de resposta por parte da família.

5 – Existe dificuldade em recrutar novas trabalhadoras, assim como existem poucas pessoas com o perfil desejado.

6 - Em relação as características das ajudantes de Lar, constatámos que é um emprego quase totalmente feminino (98%), com uma média de 42 anos e executado por trabalhadoras com baixo nível académico e de formação (possuindo a maioria a 4ª classe ou o 6º ano). Quanto às competências requeridas destacam-se as de saber-ser e saber-estar (gostar dos idosos, trabalhar em equipa, confidencialidade e humanidade). Nas competências de saber-fazer salientam-se os procedimentos sobre higiene pessoal e cuidados de saúde.

7 - As trabalhadoras são normalmente em baixo número e têm dificuldade em conseguir realizar o seu trabalho com qualidade, prevalecendo a quantidade de serviço em detrimento da qualidade.

8 - O emprego assenta na polivalência, na interajuda entre as colegas e na disponibilidade individual.

9 - O emprego tende a ser cada vez mais específico e exigente a nível de conhecimentos, dada a exigência de uma melhor qualidade por parte dos utentes, e pelo aumento do número de idosos dependentes e dementes.

No final propusemos um perfil profissional que traduza este emprego. O actual panorama profissional nesta área agrupa cinco denominações para a mesma função. Considerámos que isso não é útil para ninguém (trabalhadoras, entidades patronais e entidades formadoras) dada a confusão que provoca e a perca de uma identidade profissional única e mais dignificante.

Sugerimos que para se formarem Ajudantes de Seniores para desempenharem as suas funções com qualidade seria necessário uma formação inicial com a duração aproximada de um ano, assente numa forte componente relacional prática para permitir o ingresso na carreira, assim como a escolaridade obrigatória. Todas as Ajudantes deveriam receber formação contínua específica e regular, de acordo com os seus interesses e necessidades.

5 comentários:

Anónimo disse...

ola.nao sei se ainda te lembras de mim, sou a ana, estudei com a ana patricia e entramos na universidade no msm ano e msm curso.só q eu fui pa faro. recordada? encontrei o teu blog numa pesquisa. gostaria de poder falar ctg. ana

Susana Pires disse...

Oi Ana, sim tou recordada. Está tudo bem contigo?
Beijokas:)

Anónimo disse...

comigo está tudo bem...estou de volta à guarda. e sinto me à toa, pq tou completamente fora do que se passa aqui dentro da nossa área, por isso gostaria de falar ctg. o meu mail é AnaCosta_83@hotmail.com. adiciona me no msn, para podermos falar. se n te importares. ana. bjs

Unknown disse...

Todas as Ajudantes de Acção Directa adorariam mais formação. Mas infelizmente as IPSS não estão para aí viradas, por várias razões. razões essas que deve conhecer. Eu falo com conhecimento de causa. Sou chefe de equipa do apoio domiciliário duma IPSS. E para chegar a esta categoria tive de fazer várias formações, reciclagens e inclusivé tirar o curso de Inicial de Formadores.
Gostaria que vissitasse os meus blogues sobre idosos. Agradecia se algum tema não estiver do seu agrado que faça comentário.

http://laridosos.blogspot.com/
http://normashigiene.blogspot.com/

Unknown disse...

Boa tarde

Também estou a fazer um trabalho de mestrado nesta tematica (as dificuldades percecionadas pelos cuidadores formais do idoso dependente no domicilio ) e não há em Portugal muito trabalho nesta area.
Gostaria de lhe pedir alguma bibliografia que tenha utilizado para o seu trabalho. Se for possivel envie para o meu mail neliabatista1@gmail.com

Obrigada

Nélia