terça-feira, 15 de julho de 2008

Apoio domiciliário alivia hospitais

A ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou que aposta no sector domiciliário é crucial para aliviar os hospitais da prestação de cuidados de saúde de convalescença e especializado, para os quais não estão vocacionados.

No âmbito da conferência ‘Desafios para o futuro: a saúde na terceira idade’, que decorre hoje em Lisboa, a ministra realçou que “há cada vez mais pessoas a necessitar de cuidados de saúde de convalescença, de apoio especializado, por períodos de tempo mais longos, que os hospitais não são os locais mais apropriados para acolher”.

O crescente envelhecimento da sociedade portuguesa e a necessidade de adaptação a esta realidade, exigem a prestação de cuidados de saúde que proporcionem uma vida com mais qualidade. Desta forma, “a aposta numa rede de cuidados continuados integrados, que tem vindo a ser desenvolvida pelo Serviço Nacional de Saúde, quer estar à altura dos desafios” que este retrato da sociedade portuguesa evidencia.

Ainda segundo a titular da pasta da Saúde, “o ideal é conseguir manter a pessoa em casa, no seu ambiente familiar, no conforto do seu espaço, quando há condições para o fazer”, facto que pode ser consumado através do apoio domiciliário.

Prevê-se que até ao final do ano, a rede de cuidados continuados conte com 5 mil camas, o que significa o dobro das actuais 2.400 camas.


Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: