terça-feira, 15 de abril de 2008

Um pouco sobre Educação Social

A Educação Social surge, actualmente, como um domínio de ponta. Ela estabelece a relação entre o saber próprio do universo da pedagogia (tradicionalmente ligada à educação escolar) e a experiência da acção no terreno do trabalho social.

Parafraseando, Delors (1996) "um dos principais papéis reservados à Educação consiste, antes de mais, em dotar a Humanidade da capacidade de dominar o seu próprio desenvolvimento". A Humanidade em cada homem, como defende Isabel Baptista, considerando que para tal é necessário "introduzir o individuo no universo dos costumes, ajudando-o a fazer as aprendizagens que devem suportar a sua acção no mundo". Um trabalho que deve acontecer em todas as etapas e contextos da vida das pessoas.

Segundo a autora, para a Educação Social, a pedagogia funciona como mais do que uma simples estratégia de intervenção. Ela corresponde ao próprio saber matricial dos educadores, chamados a desenvolver uma prática relacional subordinada ao principio da educabilidade de todos os seres humanos. O educador social surge-nos assim como um actor e mediador social, um profissional da condição humana preparado para apoiar pessoas, ou grupos, com dificuldades (sociais, culturais, educativas) na concretização das suas aspirações e realizações pessoais. Enquanto técnico da relação, desenvolve o seu papel profissional sempre a partir de uma intenção pedagógica e de respeito pelo "outro", pela sua personalidade, vontade e desejo, tentando desenvolver com ele uma atitude reflexiva da sua condição humana e do seu próprio desenvolvimento.

No entanto o Educador Social não trabalha só com indivíduos em situação de vulnerabilidade, mas também com pessoas, independentemente da etapa de vida em que se encontram, estejam ou não em situação de vulnerabilidade social.

A Educação Social funde assim o encontro entre a intervenção educativa, a intervenção social e a intervenção cultural.

Fontes:
Carvalho, A. & Batista, I. (2004). Educação Social: Fundamentos e estratégias, Porto: Porto Editora

http://www.apagina.pt

Sem comentários: