sexta-feira, 30 de maio de 2008

IPJ pede voluntários até aos 30 anos para proteger florestas


O Instituto Português da Juventude (IPJ) lançou o programa Voluntariado Jovem para as Florestas que se destina a jovens com idades entre os 18 e os 30 anos. O programa arranca no domingo e vai incluir actividades como limpeza e manutenção de parques de merendas ou sinalização e manutenção de caminhos florestais.

O programa Voluntariado Jovem para as Florestas vai ter várias actividades: sensibilização das populações, vigilância móvel e fixa, limpeza e manutenção de parques de merendas, inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água, apoio logístico aos centros de prevenção e detecção de incêndios florestais, inventariação e monitorização de áreas ardidas e espécies animais e vegetais em risco e actividades de reflorestação e controlo de espécies invasoras.

Os interessados em participar encontram informações complementares junto dos Serviços do Instituto Português da Juventude, ou no Portal da Juventude.

Os jovens vão trabalhar em turnos, das 10h00 às 15h00 ou das 15h30 às 21h00.

O programa decorrerá no período compreendido entre 1 de Junho e 30 de Setembro e podem candidatar-se associações ambientalistas, entidades públicas ou privadas cujo âmbito territorial tenha representação nas áreas de intervenção definidas para o projecto, organizações não governamentais e outras entidades que prossigam objectivos abrangidos pela área de intervenção deste programa.

As candidaturas das entidades devem ser apresentadas mediante preenchimento de ficha própria (constante no Portal da Juventude, em www.juventude.gov.pt) e entregues nos Serviços do IPJ até 15 dias antes da data prevista para o início de cada projecto.

Fonte: Sol

Sem comentários: