quinta-feira, 26 de junho de 2008

Boas Práticas em Mértola

Mértola, Beja, 25 Jun (Lusa) - A Unidade Móvel Médico-Social (UMMS) de Mértola, com seis anos e reconhecida por instituições nacionais e internacionais, já percorreu mais de 68 mil quilómetros e fez 45.300 atendimentos para "cuidar da saúde" às povoações isoladas do concelho.

Adquirida pela Câmara Municipal de Mértola em 2002, a unidade, uma carrinha com mobiliário e equipamento médico, presta cuidados "ambulantes" de enfermagem e assistência social, sobretudo, a idosos e famílias desfavorecidas das freguesias rurais, além de identificar factores de risco e elaborar estratégias de prevenção, campanhas e acções de sensibilização.

Desde que se "fez à estrada" em Setembro de 2002, a unidade promoveu 42 campanhas e acções de sensibilização, percorrendo as 140 aldeias, povoações e montes dispersos pelos 1.279 quilómetros quadrados do concelho de Mértola, segundo dados fornecidos hoje à agência por Sandra Gonçalves, do Gabinete de Desenvolvimento Social da autarquia. (...)

Além de "melhorar a qualidade de vida" da população, através da prestação de cuidados de saúde e de assistência social, salientou Sandra Gonçalves, a unidade também tem contribuído para "combater o isolamento sócio-geográfico" dos idosos que vivem nas aldeias, povoações e nos montes isolados do concelho, além de reduzir os custos dos utentes com deslocações ao centro de saúde.

O trabalho da UMMS já foi reconhecido por várias instituições, nacionais e internacionais, e o mais recente galardão, entregue na semana passada, foi o Prémio Nacional de Boas Práticas na Administração Local, na categoria B (sustentabilidade local), pela Direcção-Geral das Autarquias Locais.

Além de ter sido seleccionada este ano pela Agência para a Modernização Administrativa para constar na nova iniciativa Rede Comum de Conhecimento, a UMMS venceu, em 2007, a categoria "Autarquias" dos Prémios Hospital do Futuro.

"Os prémios e o reconhecimento público são comprovativos de que o trabalho precursor da Unidade Móvel Médico-Social de Mértola é válido", disse hoje à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Mértola, Jorge Pulido Valente.
(...)


Fonte: Luís Miguel Lourenço, da agência Lusa

Sem comentários: