domingo, 7 de dezembro de 2008

NDS quer riscar drogas do meio juvenil

Núcleo Desportivo e Social vai desenvolver várias acções, no âmbito do programa “Riscos”, para prevenir consumo de substâncias psicoactivas em crianças e jovens

O Núcleo Desportivo e Social (NDS) está a desenvolver o projecto "Riscos", que pretende prevenir o consumo de substâncias psicoactivas em crianças e jovens. O objectivo é «substituir a lógica do risco pela da oportunidade, prevenindo e valorizando as alternativas encontradas na comunidade e respondendo às necessidades das crianças, jovens e públicos mais vulneráveis», explica a colectividade da Guarda-Gare.

Assim, serão desenvolvidas várias acções, como a iniciativa "Miúd@as & Graúd@s, que pretende recrutar adultos voluntários que assumam o compromisso de estabelecer uma relação positiva com jovens e crianças oriundas de contextos sócio-económicos desfavoráveis. Outra das acções a desenvolver é a "(In)formação Parental", com o objectivo de informar e alertar os pais para a temática da toxicodependência. Já a medida "(In)formação para Educadores" vai dotar estes profissionais de competências para a intervenção junto de jovens em risco através da realização de "workshops" formativos. O NDS vai desenvolver ainda o programa "Pautas", destinado à população exposta a maiores factores de risco. A intenção é contribuir para melhorar o seu ambiente familiar e a função educativa e socializadora da família.

"Crescer a Cores" é outro dos projectos, através do qual as crianças aprendem a desenvolver competências socais, socorrendo-se de programas lúdico-educativos. Já a acção "Sobre Rodas" vai sensibilizar os habitantes da freguesia de S. Miguel sobre a condução sob o efeito de álcool e drogas, enquanto que "Perímetro Seguro" alertará e informará sobre a venda e o consumo de bebidas alcoólicas a menores de 16 anos e nas imediações das escolas. O projecto "Riscos" integra os Programas de Respostas Integradas (PRI) para as freguesias urbanas da Guarda e o Eixo da Prevenção financiado pelo Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT).

Fonte: "O Interior"

Sem comentários: